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Ouvir o cliente, esse é o plano
Por 20 de Fevereiro de 2019
Com a grande competitividade do mercado e o novo perfil do consumidor, que está muito mais exigente, as empresas passaram a rever os seus processos para melhorar os serviços e a relação com ele. Dentre as diversas iniciativas, está a instalação da Ouvidoria: um setor da companhia destinado a ouvir o cliente.
A área funciona como um canal de segunda instância para solucionar questões daqueles que não ficaram satisfeitos com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), por exem- plo. Mas, ela vai além da solução de conflitos. Isso porque compreende melhorias de processos que contribuem com a satisfação dos clientes e zelam pela reputação da marca, evitando, assim, ações judiciais, problemas recorrentes e manifestações em outros canais, como as redes sociais e o Poder Judiciário. Ao ouvidor, cabe representar o con- sumidor e acompanhar e apoiar as decisões que influenciam di- retamente na satisfação e na fidelização dele.
OUVIDORIA
Não à toa, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a todas as operadoras de planos de saúde a criação de Ouvidorias vinculadas às suas es- truturas organizacionais. A medida está na Resolução Normativa (RN) nº 323/13 e tem o objetivo de reduzir conflitos e ampliar a qua- lidade do atendimento oferecido. A Unimed do Brasil reconhe- ceu nessa nova determinação uma grande oportunidade para o Sistema: aperfeiçoar o contato com os beneficiários, destacar sua atuação, qualificar o atendimento e cumprir à RN. Criou, então, o Programa Ouvidoria de Excelência, que fomenta uma visão estratégica dessa área e o seu papel como instrumento de apoio para a boa governança.
Para o vice-presidente da Unimed do Brasil, Alberto Gugelmin Neto, ao contratar a Unimed, o cliente acredita na capacidade da cooperativa de oferecer segurança e cuidado. “Quando ele chega à Ouvidoria, é porque está nos dando uma segunda chance. Neste momento, precisa receber um atendimento humanizado, ser acolhido e ter facilidade de acesso aos serviços contratados. Nosso papel é adotar medidas que vão ao encontro de seus anseios.”
Revista Unimed, edição de janeiro/2019