Adesivaço divulga campanha do Outubro Rosa no Centro de Patos
Por 17 de Outubro de 2012
A campanha Outubro Rosa desenvolvida durante todo o mês, visando conscientizar as pessoas, sobretudo a população feminina, para a prevenção e o combate ao câncer de mama, continua em plena atividade na cidade de Patos. O movimento busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.
No Brasil, estimativas do Inca (Instituto Nacional de Câncer), indicam que a doença será responsável por 52.680 novos casos até o fim do ano.
Na manhã desta segunda-feira, dia 15, a Secretaria de Políticas Para as Mulheres realizou um adesivaço no Centro da cidade. A mobilização também contou com o apoio do Tiro de Guerra 07-002, AVON, Escola Rio Branco, e da ONG Mulheres Viva a Vida.
De acordo com a secretária de Políticas Para as Mulheres, Joana Darc Barbosa, quanto mais informações as pessoas tiverem, mais elas vão se conscientizar da importância da prevenção do câncer de mama.
Para o sub-tenente Selmo, do Tiro de Guerra 07-002, foi uma surpresa saber da alta incidência do câncer de mama também entre os homens. Sobre o adesivaço, o sub-tenente afirmou que o Tiro de Guerra também possui como diretrizes, exercer ações de cidadania. “Considero que essa é uma campanha muito válida, e digo desde já que o Tiro de Guerra está sempre disposto a contribuir com atividades semelhantes”, disse.
Na noite desta segunda-feira, dia 15, acontecerá uma atividade promovida pela Pastoral da Saúde na Igreja do Sebastião. Dia 16, acontecerão atividades em alusão à campanha na USF Verônica Ayres, localizada no bairro Belo Horizonte e também na CAGEPA.
Dia 17, pela manhã, as mulheres que trabalham no Lixão de Patos participarão de atividade. Dia 19, acontecerá o DIA ROSA, uma caminhada saindo da Praça Edivaldo Motta, em direção à Praça Getúlio Vargas.
Estão envolvidas no Outubro Rosa da cidade de Patos, as secretarias de Políticas Para as Mulheres, Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da Saúde.
O evento ainda conta com as parcerias da Igreja do Nazareno, da ONG Mulheres Viva a Vida, AVON, ASSAMP, UBM, SINFEMP, UAC, CAGEPA, Igreja Batista, IMAC, UNIMED, Maternidade Peregrino Filho, 6ª Gerência Regional de Educação e Saúde, Instituto da Mama, UDI, Escolas, entre outros.
As atividades estão sendo realizadas nas Unidades Básicas de Saúde da Família, nos CAPS, CRAS, CREAS etc. As escolas da cidade também estão trabalhando com palestras de orientação e prevenção.
« Voltar