Carregando...

Notícias

Oposição pede que PGR investigue Lula sobre declarações de Valério

Por   12 de Dezembro de 2012

Partidos de oposição (PSDB, DEM e PPS) protocolaram, na tarde desta quarta-feira, representação na Procuradoria Geral da República (PGR) pedindo a investigação do ex-presidente Lula, devido ao depoimento dado ao Ministério Público pelo operador do mensalão, o publicitário Marcos Valério, no qual afirmou que o petista teria dado aval para o esquema de desvio de recursos públicos para financiar o PT e comprar apoio no Congresso.

Leia mais:
Valério 'pode estar desesperado', diz Paulo Bernardo
Em discurso, Lula faz crítica indireta à imprensa
Lula: espero ter voto dos empresários que tinham medo
PT conclama militância para sair em defesa de Lula

"O senhor Marcos Valério Fernandes de Souza denunciou formalmente o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando que o mesmo era o verdadeiro chefe da organização criminosa que operou o mensalão, beneficiando-se inclusive pessoalmente dos recursos roubados", diz um trecho da representação.

Do outro lado, a base aliada se movimenta. Nesta quarta-feira, em ação articulada, a base do governo conseguiu adiar a votação em comissão do Senado, para convocar o publicitário Marcos Valério para prestar esclarecimentos sobre as acusações contra Lula. Mais tarde, na Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência, parlamentares da base também evitaram a convocação dos ministros da Advocacia-Geral da União, Luís Inácio Adams, e da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, além do convite à ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha, derrotando requerimentos apresentados pela oposição. Ao mesmo tempo, conseguiram aprovar convite para ouvir o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o atual procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

« Voltar
Topo