Carregando...

Notícias

Consumo de peixes aumenta durante a Semana Santa

Por   5 de Abril de 2012

 

 

A Semana Santa é uma das datas mais importantes do calendário cristão. Esse período é carregado por tradições para os católicos. Uma delas está na mesa da população é a substituição do consumo de carne vermelha por peixe, alavancando as vendas dos pescados. No entanto, especialistas alertam que o incentivo ao consumo deste alimento deve ser frequente e não apenas em datas especiais. 
Desde 2011, o Ministério da Saúde, está veiculando a campanha “É gostoso e faz bem para a saúde”. Com o objetivo de incentivar a população a adotar o hábito de comer peixe regularmente. 

Quais os benefícios de consumir peixe? 
Os pescados são boas fontes de aminoácidos essenciais, de ferro, de vitamina B12, de cálcio e de gorduras essenciais, fundamentais ao bom funcionamento do organismo. Conforme dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2008-2009, o brasileiro consome, anualmente, 9Kg de peixe, enquanto que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 12Kg ao ano. 

Fique atento! 
O Ministério da Saúde produziu Cartilha com dicas paras compras e conservação dos peixes que serão consumidos. Pois é importante ficar atento para escolher produtos com boa qualidade. Confira algumas dicas que vão auxiliar o seu cardápio; 

Se o peixe estiver fresco observe: 
• Úmido, com escamas firmes, unidas entre si, bem aderidas e sem manchas; 
• com olhos brilhantes e salientes; 
• com odor característico; 
• com a cor das guelras entre o rosa e o vermelho intenso. 

No peixe seco, veja se: 
• Está armazenado em local limpo, protegido de poeira e insetos; 
• não apresenta mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas, limosidade superficial, amolecimento e odor desagradável. 

Se for comprar pescados congelados: 
• Preste atenção se há poças de água no freezer e a presença de produtos molhados, o que pode indicar que o freezer foi desligado ou teve a sua temperatura reduzida, podendo comprometer a qualidade do produto; 
• os peixes já fatiados e congelados devem ter o selo SIF (Serviço de Inspeção Federal); 
• devem ser conservados sempre a temperaturas inferiores a - 18ºC e resfriados abaixo de 0ºC. 

Não se esqueça de pesquisar os preços. Alguns comerciantes elevam os valores nessa época. Depois da compra busque receitas e diversifique para manter o pescado no seu dia a dia. 

Fonte:


Portal Saúde (www.saude.gov.br) 
Canal Viver Bem – Portal Unimed (www.unimed.com.br) 

« Voltar
Topo