Notícias
A Unimed do Brasil acaba de disponibilizar a versão 2012.01 do Rol de Procedimentos Médicos
A Unimed do Brasil atualizou o Rol de Procedimentos Médicos que foi realizada pela Comissão de Adequação do Rol de Procedimentos Médicos Unimed com vigência a partir do dia 01 de janeiro de 2012, para atendimentos prestados no Intercâmbio Nacional.
O material está disponível para download no Portal Unimed www.unimed.com.br/ login na área restrita / menu: Áreas / Assessoria Médica.
Principais alterações neste novo Rol Unimed:
1. Esta versão contempla a Resolução Normativa nº 262 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS).
2. Para cumprir a referida resolução, foi necessária a criação de 7 códigos os quais não constam na TUSS. Existem também, 4 procedimentos que estão sem valorização, porém com codificação TUSS. Neste caso, a Unimed Executora deve solicitar autorização à Unimed Origem, informando o valor negociado com o prestador, até que a Unimed do Brasil determine o valor a ser pago no Intercâmbio Nacional. Estes procedimentos estão discriminados na aba “RN262 TUSS-Cobertos-Autorização”.
3. Ressaltamos que a Diretoria da Unimed do Brasil, já solicitou posicionamento formal à ANS e AMB, referente à situação acima mencionada.
O Rol Unimed versão 2012.1 apresenta a seguinte estrutura nas abas:
“RN262 TUSS – Cobertos”: procedimentos com cobertura pela RN262 e que constam na TUSS.
“RN262 Codificação Unimed”: constam os códigos e valores criados anteriormente e que já trafegam no Intercâmbio Nacional.
“RN262 – TUSS Cobertos Autorização”: procedimentos com cobertura pela RN262, mas sem codificação e precificação. Nestes casos, a Unimed Executora deve solicitar autorização à Unimed Origem, informando o valor negociado com o prestador, até que a Unimed do Brasil determine o valor a ser pago no Intercâmbio Nacional.
“TUSS Sem Cobertura”: procedimentos que constam na TUSS, mas sem cobertura pela RN262 (poderão trafegar no Intercâmbio Nacional, mediante senha de autorização da Unimed de Origem para a realização do procedimento).
“Diferenças entre as versões”: planilha com função informativa referente às alterações de uma versão para outra, ou seja, da versão 4.0 para a 2012.01. Não deve ser utilizada como parâmetro de autorização ou pagamento no Intercâmbio Nacional.
A Unimed do Brasil sugere às Singulares e Federações que preparem treinamento específico para as áreas operacionais, principalmente as equipes de Atendimento e Cobrança, pois certamente, haver[a um volume maior de pedidos de autorização nas recepções de atendimento das Unimeds Executoras.
Fonte:
Agência Unimed de Notícias