TISS

TISS - Troca de Informações em Saúde Suplementar

 

Em 1998 o Governo Federal criou a Agência Nacional de Saúde - ANS, órgão que ficou responsável por fiscalizar os sistemas de Saúde Suplementar no Brasil.

 

De modo a cumprir suas determinações, a ANS criou uma série de mecanismos, todos firmados em Lei, sendo que todas as Operadoras de Planos de Saúde ficaram obrigadas a cumprir e contribuir com esses mecanismos.

 

Entre estes mecanismos está o TISS - Troca de Informações em Saúde Suplementar, que visa homogeneizar o modo como a informação é repassada entre Operadoras (neste caso, a Unimed), e os Prestadores de Saúde (Hospitais, Clínicas, Consultórios etc.).

 

O TISS instituiu três (03) obrigações para a comunicação entre as Operadoras de Planos de Saúde e seus Prestadores: Meio Eletrônico, Linguagem e as Guias. Meio Eletrônico: determina a forma de preencher os dados requisitados pelo TISS. Linguagem: compreende os nomes e termos utilizados tanto nos sistemas eletrônicos quanto nas guias em papel. Guias: refere-se ao conjunto de campos e informações referentes a um atendimento médico ou hospitalar. O preenchimento das Guias em papel deve seguir a orientação da ANS com as adequações realizadas pelas operadoras.

 

Portal TISS (Clique aqui para acessar)


Responsáveis TISS - Unimed Patos

Mayara Teixeira S. Lima
Coordenadora do TISS
Contatos: (83) 3421.4111
Ramal: 205
E-mail: ti@unimedpatos.com.br

 

Marsinalva Vieira de Sousa
Suplente TISS
Contatos: (83) 3421.5557
Ramal: 212
E-mail: gerencia@unimedpatos.com.br

TAGS:
Copyright 1980 - 2017 ©
Unimed Patos - Todos os direitos reservados.